quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

E é por isso que eu reclamo da Honda:




 Pois bem, muitos de vocês já devem ter notado que eu reclamo bastante da Honda e eis que pretendo aqui revelar a razão de todo o meu rancor com esta empresa. Tudo começou em novembro, quando meu pai (ou the big boss, se preferir) me deu o melhor presente material da minha vida: Uma Honda Shadow 750 zero bala! Sabendo que eu sempre amei motocicletas e que sonhava com uma custom desde criança, ele resolveu que usaria um certo dinheiro que tinha guardado e compraria essa moto pra mim com o desejo de que eu tentasse perpetuá-la até a geração dos meus filhos. Nas palavras dele: "Vou logo lhe dar essa moto se não eu morro, você fica com o dinheiro de todo jeito e vai dizer; 'aquele velho do meu pai era mão de vaca, agora vou comprar a moto que eu quero já que ele não quis me dar o dinheiro!'"

 Noites em claro me acompanharam, fui à Honda algumas vezes me informar sobre o consórcio e o financiamento da Shadow e tudo mais. O próprio vendedor (que pelo menos sempre me atendeu bem diga-se de passagem) admitiu que jamais imaginaria que eu iria realmente comprar essa moto. Mas meu velho pai é do tempo em que um homem cumpria sua palavra. Ele comprou a moto e a comprou a vista.

 Desde o princípio eu desejava o modelo com C-ABS, para tanto, paguei dois mil reais à mais do valor da moto (que já era dois mil reais mais caro que o preço sugerido no site da honda). Eu esperei algumas semanas e o vendedor sempre dizia que estavam procurando a moto, mas que nenhuma concessionária possuía mais um modelo com C-ABS. Eu insisti por mais algum tempo, mas por fim ele me convenceu a optar pelo modelo sem o freio C-ABS (no começo com uma argumentação bem idiota, acho que na cabeça dele eu não entendia merda nenhuma de moto. De fato não entendo, mas sei muito bem o que é C-ABS, o que parece que nem ele sabia direito). O vendedor me disse que a moto chegaria em duas semanas e que meus dois mil reais à mais (afinal meu pai tinha pago a versão com C-ABS) seriam devolvidos quando a moto chegasse.

 Duas semanas depois fui atrás da moto. O mesmo vendedor me disse que a concessionária, sabe-se Deus porquê, só fez a confirmação do pedido da minha moto uma semana depois de eu ter dito que estaria satisfeito com o modelo sem C-ABS mesmo e que então eu deveria esperar mais uma semana. Tudo bem, esperei mais uma semana... Então o vendedor disse que eu deveria esperar mais alguns dias. Tudo bem, esperei mais alguns dias e nada da moto chegar. Em uma momento de raiva, mas ainda mantendo a calma, expliquei para o vendedor que eu estava me sentindo como sendo feito de palhaço pela empresa e que sabia que não era culpa dele a demora, mas a situação estava me irritando de verdade. Ele pediu mil desculpas e ofereceu uma moto da loja para que eu usasse até que a minha chegasse. A princípio recusei a oferta, mas no dia seguinte resolvi que seria melhor aceitar, até mesmo porque a secura por andar de moto estava me deixando doido.

 Fui até a loja e descubro que o vendedor não havia ido trabalhar. Enquanto eu procurava alguém que me atendesse, o gerente surgiu com um ar de superioridade e arrogância perguntando: "Qual é o problema?" Eu prontamente respondi no mesmo tom: "Eu comprei uma moto e ela não chega nunca!" Ainda mais prepotente ele perguntou: "E que moto é?" Eu respondi: "Uma Shadow!". Incrível como as pessoas são hipócritas, eu sempre achei que deveriam tratar todos os clientes de igual modo... E daí se fosse uma Titan, uma Bros ou qualquer outra moto da empresa? Eu estava dando dinheiro para a empresa de todo jeito, mais dinheiro do que esses veículos valem, aliás, porque afinal, no Brasil, quando se fala de veículos, tudo custo o triplo do que realmente vale, mas isso é assunto para outro post.

 O gerente da loja me convidou a ir até a sua sala, onde explicou que o vendedor mentiu pra mim pois segundo ele, suas recomendações foram de que ele não deveria ter me dado prazo algum (já o vendedor diz que só me disse o que o dono havia lhe informado) e que a moto havia sido faturada no dia anterior e eu deveria esperar então três semanas para que a moto chegasse. Pedi a moto da empresa e ele me concedeu uma Honda Fan 150cc. No dia do pagamento da moto, meses antes, o vendedor havia dito para o dono que me daria um bom capacete e o dono concordou, falei isso ao gerente e disse que iria precisar do capacete já que estava pegando uma moto. Ele me levou pra conversar com o dono da loja e o dono confirmou. O gerente então perguntou: "Qual eu devo dar? Um San Marino?"

Capacete que o gerente queria me dar...


 Mas o dono disse que não, que como era uma moto de maior cilindrada a minha, podia me dar um capacete melhorzinho. Automaticamente o gerente foi aos vendedores de acessórios perguntar: "Qual capacete é o menos pior que o San Marino? Um que seja só um pouquinho melhor..." Felizmente (pra mim) o vendedor respondeu: "Sei lá, tem um monte aí, manda o menino escolher." Peguei um Peels razoável, que era o que a loja tinha de melhor no momento, mesmo com a insistência do gerente de que eu deveria leva rum capacete Honda que estava em promoção. Enfim, fui pra casa e esperei as três semanas.

 Enfim, após as três semanas, na data marcada a moto chega! Fui sorridente buscá-la, o vendedor explicou que iria fazer a revisão e que eu poderia ir buscá-la dois dias depois. Ingênuo, perguntei: "Se a revisão dura menos de um dia, por que devo esperar dois?" Então ele explicou que era regra da empresa que uma moto de alta cilindrada deveria ficar exposta no salão da loja por algum tempo. Eu disse que não queria, ele disse que minha opinião não importava. Por fim, acabou dizendo que eu poderia levar a moto, mas ela nem havia sido faturada ainda. Perguntei o porquê e segundo ele a Honda não havia enviado a fatura... Sem paciência e tendo que viajar no dia seguinte, resolvi deixar pra lá e pegar a moto somente na segunda-feira mesmo, mas depois de tudo isso tomei uma decisão um tanto quanto radical: Moto Honda nunca mais.

 Não que as motos Hondas não sejam de qualidade, mas por tudo o que a empresa me fez passar fiquei com tanta raiva a ponto de decidir que não quero mais nada (além da minha moto) que leve o nome da empresa e ainda aconselho a qualquer amigo que compre motos Yamaha, Suzuki, Kawasaki, Kasinski, enfim, qualquer outra, mas esqueça a Honda, pelo menos a da minha cidade, se não quiser ter muita dor de cabeça.

 Vocês podem pensar: "Ah, seu imbecil sacripantas, isso aconteceu só com você e a Shadow é uma moto que não tem em qualquer concessionária do interior". Podia ser, mas tenho relatos de outros abusos da loja. Um amigo que comprou uma bros preta pagou a moto em novembro e só a recebeu em junho! Ele queria preta e nenhuma outra cor bastava, o vendedor disse que a loja possuía uma vermelha, mas ele afirmou: "Só quero preta e todo completa!" O vendedor rebateu: "Compre um spray preto e pinte!". Dá pra acreditar? Enfim, não sei como a Honda age em outras cidades mas a daqui deixa muito a desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário