quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

H.O.G





 O H.O.G (sigla para Harley Owners Group - Grupo dos proprietários de Harleys) é um "moto-clube" surgido em 1983, fruto de mais uma grande jogada de Marketing da Harley Davidson. Praticamente qualquer pessoa que compra uma Harley nova entra pro H.O.G.

 Segundo a marca, o H.O.G foi criado para atender a expectativa de novos proprietários que ansiavam por uma maneira mais organizada de viajar, conversar sobre as suas motos e tudo mais.

 A palavra HOG vem do inglês e significa porco. O motivo? Vamos voltar no tempo até os anos 20, quanto um grupo de pessoas corriam em motos Harley Davidson, e ficaram conhecidas por usar um porquinho como mascote. Após as vitórias, eles colocavam o porquinho na moto e davam a volta da vitória. A partir daí, ficaram conhecidos como "Hog boys".


Ray Weishaar - Um dos Hog Boys com o mascote do grupo

 O nome "hog" logo começou a virar sinônimo de Harley. Em 83 a Harley aproveita-se disso para criar o seu Harley Owners Group, mas não sem antes enfrentar uma batalha judicial contra a The Hog Farm, oficina de customização que já usava o nome.

 A princípio a Harley perdeu a causa, mas após apelar o juiz decidiu que o nome hog já era algo do inconsciente popular ligado a marca (tal como Nescau, Xerox e coisas do tipo são pra nós) e decidiu que o nome não poderia ser patenteado. A Harley então começa seu H.O.G. que está aí até hoje, admirado por alguns proprietários e odiado por outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário