sábado, 16 de maio de 2015

Quem foi Burt Munro?




 Provavelmente muitos de vocês já sabem a resposta para essa pergunta, mas para aqueles que não conhecem essa lenda do motociclismo lá vai a resposta.

 Hebert (Burt) James Munro (25 de março de 1899 - 6 de janeiro de 1978) foi um neozelandês. Nasceu junto com uma irmã gêmea que morreu logo em seguida. Os médicos disseram que Burt só viveria por mais dois anos, mas graças a Deus, isso não se confirmou.

 Mas a história que realmente nos importa começa quando o jovem Burt, com apenas 15 anos de idade compra sua primeira motocicleta: Uma Clyno com sidecar, moto que lhe custou a bagatela de £50.

 
Clyno 1911 - Semelhante a de Burt Munro

 Porém, a moto com a qual viria a definitivamente fazer história e entrar para o hall da fama dos maiores pilotos do mundo foi uma Indian Scout que o senhor Munro comprou em 1920 ao ficar encantado pela motocicleta que viu em uma loja que importava coisas dos E.U.A. A moto acabava de ser lançada. A de Burt era a 627ª a ser fabricada. Claro que o Sr. Munro não sabia disso e nem da importância histórica que a velha Scout acabaria ganhando posteriormente.

Segundo o site Flatout:

"O processo de desenvolvimento da Indian Scout começou em 1912 quando os primeiros esboços foram feitos pelo designer Charles B. Franklin. O motor, de dois cilindros em V com ângulo de 42° e válvulas laterais, era acoplado a uma transmissão de três marchas com alavanca manual e embreagem a pedal (o contrário do padrão atual), suspensão com feixes de molas na dianteira e traseira rígida — “rabo-duro”, no linguajar motociclístico. Era uma moto avançada para sua época e permaneceu em produção até 1931 com o projeto virtualmente inalterado."

 Mas voltando ao Sr. Munro; Em 1926 ele começou a modificar sua Indian com a intenção de deixá-la mais rápida, muito mais rápida do que o normal. Infelizmente, seu trabalho como vendedor de motos não lhe rendia lá muito tempo e dinheiro. Burt chegou a trabalhar madrugadas a fio, acordado direto até o dia seguinte em sua Indian além de improvisar ferramentas e peças como podia, usando muitas vezes metal que iria para o lixo. O velho Burt fabricava carenagens, pistões e até cabeçotes cromados em válvulas duplas! Sim, ele fez tudo sozinho!



  E assim, por volta de meio-século, lá foi o velho Burt Munro modificando sua moto e conquistando recordes por onde passava; Nova-Zelândia, Reino Unido, Austrália...  Porém, o Sr. Munro só viria de fato a conquistar fama e reconhecimento mundial na década de 60, já com a idade bem avançada. O local não podia ser mais apropriado: O deserto de sal de Bonneville!



 Bonneville Salt Flats é um deserto de sal que fica na região de Utah nos E.U,A, Todos os anos (sim, até hoje) amantes da velocidade se reúnem em Bonneville com seus carros e motos, a maioria modificados, em busca de atingirem as maiores velocidades possíveis com seus veículos. O lugar acabou se tornando uma espécie de "templo da velocidade". Nos anos 60 já fazia cerca de trinta anos que as pessoas se reuniam ali com seus veículos. Quem pensou na Triumph Bonneville, sim, ela foi batizada assim em homenagem a este lugar. Mas voltemos ao velho Burt.

 Burt esteve em Bonneville três vezes e cada uma das três vezes foi para bater recordes. A primeira vez foi em 1962, onde o velho Burt atingiu a marca de 288km/h na categoria abaixo de 883cm³. A segunda foi em 1966, na categoria abaixo de 1.000cm³, atingindo a marca de 270,47km/h.

 Mas o recorde que entraria para a história se deu no dia 26 de agosto de 1967.



 Nesta data, Burt estabeleceria o recorde supremo abaixo das 1.000cm³, recorde esse que durou até pouco tempo atrás. Com a cilindrada ampliada para 950cm³, Burt conseguiu que sua moto atingisse incríveis 295,453 km/h em uma milha! Para classificação, a moto atingiu 305,89 km/h. A velocidade não-oficial é de 331 km/h, a maior velocidade já atingida por uma Indian!

 Burt ficou tão famoso que em 2005 chegou a ganhar um filme contando a sua história que conta com Anthony Hopkins no papel principal (não é brinquedo não). O nome do filme é bem sugestivo: The World's Fastest Indian (A Indian mais rápida do mundo), mas no Brasil foi traduzido como Desafiando os Limites). Quem quiser conferir é um ótimo filme.



 O mais interessante é que até hoje apenas uma pessoa conseguiu quebrar o recorde de velocidade de Burt Munro. O próprio Burt Munro. 36 anos depois de morto.

 Em 2014, o filho de Burt Munro, John Munro, notou que havia um erro de cálculos no registro oficial da AMA (American Motorcyclist Association, que foi quem realizou a medição do recorde). No registro constava que Burt havia atingido uma média de 183,586 mph (295,453 km/h) em duas medições: Uma de 184,70 mph (297,261 km/h) e outra de 183,463 mph (295,255 km/h).

 Somando as duas velocidades e dividindo por dois, segundo constava no registro tínhamos a incrível marca de 183,586 mph (295,453 km/h). Mas o cálculo está errado. Quando John Munro fez os cálculos usando uma calculadora (algo que a AMA não tinha na década de 60), notou que o resultado correto era de 184.087 mph, ou seja 296,259 km/h!

 Quando ligou pra Ama e falou sobre o que tinha acontecido eles prontamente mandaram um novo registro. E assim, Burt Munro conseguiu, depois de morto, bater o próprio recorde!

 Em 2014 a Indian também resolveu lançar um modelo semelhante ao de Munro para portar seu mais novo motor (chamado de Thunder Stroke). O modelo foi batizado de Spirit of Munro:



 Com tantos feitos incríveis e tantos recordes de velocidade todos feitos em uma Indian (chupem jaspions), o Sr. Burt Munro não tinha como não se tornar uma lenda. Viverá para sempre no coração de todos os amantes de motocicletas e velocidade.

 Talvez, quando olharmos para o céu possamos ver um rastro rápido de luz, talvez seja Burt Munro quebrando velocidades nas estrelas.

Oferendas ao Deus da velocidade

 Está cumprida a minha promessa feita aqui. Espero que tenham gostado do Post.




Referências:
Flatout
G1



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